sábado, 18 de fevereiro de 2012

Bloco do Zulmira esquenta a avenida para a abertura oficial


Animados, os foliões, embora em pequena quantidade, deram o grito da folia com alegria e descontração

Com a maioria do grupo formada por crianças, o bloco desceu a avenida no início da noite - Foto: Gilmar Marques

Cantagalo – Antes mesmo da abertura oficial, que, como todos os anos, acontece com o desfile do tradicional Bloco das Piranhas, a plateia e a avenida propriamente dita foram esquentadas pela passagem do Bloco do Zulmira, uma grande brincadeira organizada por professores do Colégio Estadual Maria Zulmira Torres, um dos mais tradicionais do município e do Centro-Norte Fluminense e que sacudiu a passarela no início da noite da sexta-feira de Carnaval, 17 de fevereiro.

Ao som de uma marchinha própria, mas contando também com um misto de músicas carnavalescas de todos os tempos, todas com bastante animação, o bloco, embora pequeno e com a maioria da composição formada por crianças, desceu a passarela do samba com cantorias, samba no pé e muita animação. Devido ao horário de verão, ainda nem havia escurecido direito e a animação já tomava conta da avenida.

O bloco foi acompanhado pelo carro de som, com toda estrutura que normalmente é dada aos demais blocos que fazem a festa dos foliões. E logo a brincadeira caiu nas graças do povo, que busca exatamente isso: a animação, a brincadeira e a oportunidade de também serem partícipes da folia, o que é típico nos carnavais do interior.

Em frente ao palanque oficial, o Bloco do Zulmira fez meia parada e deu o grito de Carnaval que todos esperavam, anunciando a chegada oficial da folia. No palco, o responsável pela organização da brincadeira, professor Luiz Antônio, recebeu, do secretário municipal de Turismo, Raphael Jevaux, o troféu pela participação da folia, prometendo voltar no próximo ano. “Agradeço à Prefeitura, que nos proporcionou esta oportunidade. Obrigado também a todos que nos auxiliaram na organização e que desceram a avenida conosco, com toda a sua energia”, disse o professor.

No palco, professor Luiz Antônio (E) recebe o troféu pela participação, entregue pelo secretário de Turismo, Raphael Jevaux - Foto: Gilmar Marques

Fonte: http://gilmarmarques.blogspot.com/2012/02/bloco-do-zulmira-esquenta-avenida-para.html?spref=tw

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Nossos alunos serão notícia no site da SEEDUC em breve!


O nosso colégio inicia o ano letivo de 2012 com muitas novidades. Entre elas o brilhante resultado de 20 alunos que foram aprovados em diferentes processos seletivos para universidades públicas e particulares e centros tecnológicos. A satisfação é imensa para toda comunidade escolar.



Tal fato repercutiu na Secretaria de Estado de Educação de nosso Estado (SEEDUC). Chamamos a atenção pelo fato de sermos uma das unidades escolares que teve maior número de alunos selecionados para universidades públicas. Por isso, recebemos da SEEDUC um comunicado de que na quinta-feira, dia 09 de fevereiro, nossos vitoriosos alunos seriam fotografados e entrevistados pela Assessoria de Comunicação e Imprensa para posterior postagem em seu site.

Nas fotos é possível observar a alegria estampada nos rostos daqueles que puderam comparecer, até porque alguns já iniciaram o ano letivo e já são oficialmente universitários. Parabéns mais uma vez aos alunos, aos professores que dedicaram para fazer o melhor por eles e a gestão escolar, que divide também a honra com o nosso ex-Diretor Gildomar Bard da Silveira, que fez parte desta vitória.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Aula no Laboratório de Informática (13/02/2012)


LÍNGUA PORTUGUESA

PROFª: LUDMAR LAMEIRINHAS LONGO

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL

TEXTO MOTIVADOR: HORA DE DORMIR, Fernando Sabino

1. Assista à entrevista com cronistas no site: http://www.youtube.com/watch?v=jQVvKZQ9jOo&feature=related e responda:

a) Quem são os dois cronistas entrevistados?

b) Por que a crônica, segundo os entrevistados adaptou-se bem ao jornal e o conto não?

c) Por que a crônica é um gênero que caiu tão bem no gosto brasileiro, segundo os entrevistados?

d) Em grupo, pensem em um tema corriqueiro, comum no dia-a-dia das pessoas e, a partir dele, crie uma crônica seguindo a estrutura de diálogo da crônica Hora de dormir.

Assista, agora, ao vídeo http://www.youtube.com/watch?v=o-fJcPtWUMI&feature=related, em que os alunos criaram um vídeo a partir da crônica Hora de dormir, de Fernando Sabino. Escreva um parágrafo comentando a montagem (Os alunos foram fieis ao texto? As personagens estão bem caracterizadas? Houve humor? Etc.). Redija bem o seu texto.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012


Atenção, alunos que foram aprovados nos processos seletivos de 2011!
Comparecer no Zulmira Torres no dia 09/02 (quinta-feira), às 15h, para serem fotografados pela Assessoria de Comunicação e Imprensa da Secretaria Estadual de Educação.Lembrem-se: nosso colégio receberá esta honra por causa do excelente desempenho de vocês. Em toda a rede estadual fomos um dos melhores colégios com aprovação para instituições públicas de nível superior, e será muito especial para nós tê-los conosco. Queremos abraçá-los e comemorar tal resultado com vocês.
Abraços fraternos da Comunidade Zulmira Torres.

Parabéns aos ALUNOS VENCEDORES de 2011:


O Colégio Estadual Maria Zulmira Torres parabeniza e torna público a relação de alunos aprovados nos processos seletivos de 2011. É com muita honra que desejamos a todos excelência na continuidade de seus estudos e que possam tornar mais digno o nome de nosso colégio e de nosso município.
PARABÉNS!!!

- Afonso Queiroz Leite
Estácio de Sá: Engenharia de Produção
- Andressa Medeiros de Assis
Estácio de Sá: Engenharia de Produção / UFF: Ciências Econômicas
- Bruna de Cássia Oliveira Lontra
CEDERJ: Licenciatura em Ciências Biológicas
- Danilo Lengruber Oliveira
Estácio de Sá: Engenharia de Produção
- Gesiane Mendonça Ferreira
UFRRJ: Zootecnia
- Iara Noronha dos Reis
UFF: Engenharia Agrícola
- Igor Silva Carvalhaes Matias
CEDERJ: Tecnologia em Sistemas da Computação
- João Paulo da Silva Simões
CEFET Campos: Técnico em Edificações
- Leandro Senhorinho Antunes
CEDERJ: Licenciatura em História
- Marcelo da Motta Linhares Diniz
UNIRIO: Licenciatura em História / UERJ: Engenharia Mecânica
- Marcos Mello da Silva Pinto
UERJ: Engenharia Mecânica
- Marianna da Silveira Noronha
CEDERJ: Licenciatura em História
- Matheus Rabello dos Santos
UFRRJ: Química
- Paula Badini Loureiro
Estácio de Sá: Engenharia Ambiental
- Renan Tiberto do Nascimento
CEDERJ: Tecnologia em Sistemas de Computação
- Suzana Fonseca da Silva
UENF: Zootecnia
- Thayane Pereira dos Santos
UERJ: Administração
- Tieres da Silva Bard
CEDERJ: Tecnologia em Sistemas de Computação / UFF: Ciências da Computação
- Victor Affonso Carvalho de Paula
UFF: Ciências Econômicas
- Vivianne Boquimpani Godinho
Estácio de Sá: Administração / CEDERJ: Licenciatura em Matemática

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Semana de Acolhimento

Nos dias 1º, 2 e 3 de fevereiro os Professores e
Funcionários do Zulmira Torres participaram de reuniões técnico-pedagógicas com a finalidade de iniciar o ano letivo de 2012 com bastante entusiasmo.

As dinâmicas de grupos foram realizadas com o objetivo de dar voz aos diferentes grupos e analisar o que foi bom e o que ainda precisa ser melhorado. É importante que estes momentos aconteçam para que toda comunidade escolar esteja ciente das metas que precisam ser alcançadas.

Bom retorno a todos, em especial à professora de Língua Inglesa, Patrizzia Bianchini Carvalho Soares, e de História, o professor Patrick Zanon Guzzo, que estão atuando pela primeira vez em nosso colégio. Sejam bem-vindos!