quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Quem foi Maria Zulmira Torres?

Maria Zulmira Torres nasceu em Santana de Japuíba em 15 de dezembro de 1869. Casou-se com Antonio Francisco Torres, um comerciante local. Enfrentando dificuldades, conseguiram manter um lar honrado e modesto, respeitado por todos. Ainda em Santana de Japuíba nasceram-lhe dois filhos: Gumercindo e Alda Maria.
Em 1893, mudaram-se para Cantagalo, fato que causou profunda consternação em Japuíba, uma vez que haviam conquistado a estima e afeto dos moradores locais.
Cantagalo foi berço de quatro filhos seus: Acúrcio, Paulo, Aida Maria e José. Teve D. Maria Zulmira ainda mais dois filhos nascidos em Niterói: Alberto e Marília. Perdendo todos os seus bens, não se deixou abater e mudou-se para Niterói onde seus filhos puderam estudar. Vendeu a casa em que moravam e rumaram para Niterói em 12 de julho de 1907.
Invejável em sua bravura diante das horas incertas e nos momentos de crise, deixou-nos um belo exemplo de mulher, esposa, filha, irmã, mãe e avó. Dona Maria Zulmira, vítima de uma embolia que sofrera por ocasião de uma visita a seu filho Paulo Torres, no Palácio do Ingá (Niterói), quando este era Governador do Estado do Rio de Janeiro, facleceu dia 20 de junho de 1964, sendo sepultada em Niterói.

2 comentários: