terça-feira, 13 de outubro de 2009

Projeto Multiculturalismo

As turmas do 5º Ano de Escolaridade do Ensino Fundamental, turmas 501 e 502, apresentaram os trabalhos que desenvolveram para o Projeto Multiculturalismo, de responsabilidade do professor Maxison Ferreira.



Os objetivos deste projeto era conscientizar os alunos sobre o que seja multiculturalismo e a importância do seu reconhecimento para uma sociedade mais justa, equânime e democrática; promover a discussão de temas que despertam a discriminação; despertar sentimentos de solidariedade para com a diversidade que se apresenta na sociedade e as atitudes que necessitam serem tomadas na disseminação de práticas não-exclusivas e de preconceito.



Os alunos foram divididos em cinco equipes por turma e tiveram que pesquisar e apresentar os resultados obtidos. Os temas propostos giraram em torno de questões de sobre o índio, o negro, o imigrante, a mulher e a gravidez na adolescência/DST/AIDS.
A intenção do professor era promover a conscientização de que o preconceito e a discriminaçao são ações que são sócio, histórica e culturalmente construídas, mas que precisam ser desconstruídas pelas futuras gerações. E nada melhor do que realizar um trabalho de base com aqueles que serão os futuros adultos. A esperança é que eles façam a diferença.


O trabalho foi apresentado com muita dedicação. Alguns alunos se superaram e deram um verdadeiro show. Acho que teremos futuros bons professores vindo destas turmas. E nada melhor do que proporcionar que o próprio aluno construa seu conhecimento, pois segundo o professor, poucas foram as suas interferências. Estão todos de parabéns!

Um comentário:

  1. adorei sua proposta de trabalho parabéns
    a escola precisa profissional como você, pessoas que faz a diferencia

    ResponderExcluir